22 de dez. de 2007

08 postais e uma missão

Decidido quem seria o meu amigo secreto entre os colecionadores de postais (Milton Milazzo Jr. - de Florianópolis, SC), decidi que iria postar cada um dos oito postais em agências dos Correios diferentes. Ficaria mais interessante pelo fato do meu sorteado amigo cartofilista gostar de postais circulados.
Fiz uma pequena pesquisa no site dos Correios e "mãos-à-obra". Selecionei postais que retratassem os locais escolhidos e dei preferência a agências que possuíssem o nome do local escolhido. Até aí, sem problemas.
Peguei um mapa para ajudar a situar cada lugar que teria de ir. Aí começou a ficar difícil. Alguns lugares eram totalmente fora de mão e não havia como eu ir até lá (Ipiranga foi um dos excluídos).
Outra etapa a ser superada foi tornar tudo realidade. O clima de São Paulo não ajudou e todo dia que poderia sair, chovia. Quando tinha que ficar em casa, fazia sol. Já estava achando que os postais iriam ficar para o ano que vem...
Mas aí... hoje saí às 14:00h (um pouco tarde, mas chovia de manhã...) e fui direto para primeira agência da lista: LUZ. A agência é apenas um balcão com uma balança, dentro de uma loja de móveis para escritório. Depois de percorrer toda a "Rua das Noivas", lá estava a agência, no fim do mundo. Postal entregue. Vamos a outro.

A atual agência central-filatélica-plus-advanced fica bem pertinho do metrô São Bento (o que não quer dizer nada, afinal, fui à pé desde a estação Tiradentes até a primeira agência da lista e de lá, também à pé até esta agência...). Um lugar ao mesmo tempo perigoso e adorável. Perigoso, porque já fui assaltada ali. Adorável, porque ali é um lugar turisticamente maravilhoso: o mosteiro de São Bento, o viaduto Santa Ifigênia e a Rua Florêncio de Abreu com seus edifícios históricos...
Uma legião de pessoas saíam do prédio ao lado da agência dos Correios. Talvez troca de turno do pessoal que trabalha na Atento, uma empresa de callcenter. Postal entregue. Vamos a outro.

Saindo da agência central dos Correios, subi a São João, passei pela BM&F, pela Bovespa e dei um pulinho no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, que está expondo uma retrospectiva das obras de Yoko Ono.
Não sei se eu conheço demais as obras da Yoko Ono, ou se o povo é muito ignorante (acho muito mais possível a segunda opção), mas eu via pessoas perdidas, que sequer eram capazes de saber onde começava e onde terminava a exposição. Tive de ouvir pérolas como "É aqui a expodição da Yoko Ono?" (uma pessoa no terceiro andar do prédio...) e "Essa parte aqui não é da exposição da Yoko Ono, é?" (dentro da sala do segundo andar...). Só é o prédio todo!!! Térreo, três andares e subsolo. Quer mais??? Gente ignorante!!! Gente ignorante me assusta muito. Mais do que gente culta.

Saindo dali, estou à duas quadras da Rua Direita.
Cheguei à Rua Direita, vou para um lado: nada. Vou para outro: nada. Não existe tal agência dos Correios ali!!! E agora???

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA AGÊNCIA.
TINHA UMA AGÊNCIA NO MEIO DO CAMINHO.

Lembrei que havia uma outra agência (não planejada para este meu roteiro) ali perto.
Passei em frente à prefeitura da cidade, atravessei o viaduto do Chá e entrei no Shopping Light. O famoso prédio da Light que transformaram em um shopping... Se perde em suas escadas rolantes em péssimos e mal sinalizados lugares.
Quatro andares acima, me deparo com uma agência minúscula lotada. Fila sem fim... Acabei colocando o postal na caixa de coleta externa. Esse não sei quando chega... Postal entregue... Próximo!

Duas quadras pra lá, mais duas à esquerda, entro na Rua 24 de Maio, reduto dos roqueiros.
Para minha surpresa, havia uma comemoração na Galeria do Rock e uma intensa chuva de papel picado caía dos pisos superiores da galeria até o meio da rua. Como era longe da agência, achei melhor não parar para ver, pois já eram 04:30h. Corri até a agência. Chegando lá, um corredor enorme e vazio com uma agência no fundo e uma fila um tanto significativa. Já impaciente pelo horário (e com muitos postais para entregar), passei reto pela fila, fui direto em um dos guichês e entreguei. Já estava selado mesmo. Postal entregue. Vamos ao próximo.

Da Praça da República até a Praça da Liberdade em 15 minutos? Me enfio no metrô. Duas estações pra cá, uma pra lá. Saio correndo para pegar a agência ainda aberta. Sorte: ela estava aberta. Azar: filas enooooooormes. Restou-me... a caixinha dos Correios!!! Mas esta, creio que abrirão logo, pois fica dentro da agência.

TIME OUT.
05 postais entregues.
Ainda faltam 03 postais. Um deles, lá na Paulista, ficou muito fora do roteiro e optei fazer a postagem outro dia, por falta de tempo e sola de pé também.

Nenhum comentário: