18 de dez. de 2004

Dez motivos para ir ao Mosteiro de São Bento - Vejinha SP

Dez motivos para ir ao Mosteiro de São Bento - por Caio Quero

1. Inaugurado em 1903, o Teatro São Bento foi restaurado por determinação dos monges beneditinos e será reaberto na próxima terça (21), às 20h30. Os ingressos para a festa, que contará com um concerto do violoncelista Antonio Meneses e do pianista holandês Fréderic Meinders, custam 120 reais.

2. Na noite de Natal, há a tradicional Missa do Galo, que começa exatamente à meia-noite.

3. É um deleite ouvir os famosos cantos gregorianos dos monges beneditinos. Na missa de domingo, às 10h, quem não chega cedo corre o risco de ficar de fora.

4. Os monges fabricam uma delícia que só pode ser degustada nesta época do ano: o bolo Bethlehem. Elaborado com pistache, nozes, tâmaras, damasco e especiarias orientais, custa 38 reais e pesa 1,4 quilo. A última fornada sai no dia 5 de janeiro.

5. No interior da Basílica de Nossa Senhora da Assunção (nome oficial da igreja ao lado do mosteiro) podem-se admirar afrescos feitos pelo monge dom Adalberto Gresnicht, da escola de Beuron, na atual República Checa.

6. Dá para agendar uma visita monitorada gratuita para grupos de, no mínimo, cinco pessoas.

7. Não é necessário pagar nada para fazer o curso de canto e coral. As inscrições para as turmas de 2005 estão abertas e a única exigência é ter mais de 16 anos.

8. Os concertos são sempre boas pedidas. Para a próxima segunda (20), ao meio-dia, está marcado um recital com a soprano Rosimeire de Souza e o organista Ricardo Pistori.

9. Ali está o maior órgão em funcionamento na cidade. Trazido da Alemanha no fim dos anos 40, o instrumento conta com 7 000 tubos.

10. Na Faculdade de São Bento são ministrados cursos livres de doze línguas, entre elas hebraico, grego, latim e russo. Há também aulas de filosofia e história da arte.

• Mosteiro de São Bento, Largo de São Bento, s/nº, centro, 3328-8799, www.mosteiro.org.br. Celebrações com canto gregoriano, de segunda a sexta, às 7h e às 17h25; aos sábados, às 6h; aos domingos, às 10h e 16h55. Faculdade de São Bento, 3328-8796.

Nenhum comentário: