22 de mar de 2008

Perfeição?

O perfeccionismo costuma ser definido por uma "síndrome depressiva derivada de frustações e dos fracassos que descompensam". O perfeccionista apresenta uma formação rígida que o impede de adaptar-se a diferentes situações. O problema está na personalidade do perfeccionista, e pode ser confundido com o transtorno obsessivo-compulsivo e receber tratamento errôneo.
Porém a grande diferença entre eles é que o obsessivo-compulsivo tem uma idéia que considera absurda, irracional e que gera tensão. Por isso, deve realizá-la como um ritual, ou seja, apresentar uma conduta compulsiva. A obsessão deixa sem vontade. Enquanto que o perfeccionista tenta realizar o trabalho sempre da melhor maneira possível, nunca ficando satisfeito com o resultado.
 

 
É verdade. Nunca estou satisfeita.
Nunca alguma coisa está boa o suficiente.
 
Resta-me contentar-me com o meu perfeccionismo...
E não esperar mais nada de ninguém...
 
E realmente, isso me deprime.
Odeio minhas "derrotas".
Pode ser desde uma desaprovação de alguma atitude até notas baixas (que significam que não tirei nota máxima... mas não necessariamente uma nota que me reprove...)
Devo procurar um médico? Um psiquiatra? Um terapeuta?
 
Juro que estou tentando... mas não consigo errar tanto...
:P
 

 
A única coisa que me consegue fazer ser "pior" é dormir até não conseguir fazer tudo o que acredito que tenho que fazer para tudo ficar perfeito.
Assim tudo sai meia-boca e nas coxas... e me sinto um pouquinho aliviada por não ter sido perfeccionista naquele momento.
Eu quero ser normal.
Mas não consigo.
:(
 

 
Será que é possível deixar de ser perfeccionista?
Ou será que vou ter que passar o resto da minha vida tentando me enganar???
 
 
 
 

Nenhum comentário: